Conheça as disfunções sexuais femininas
17 de agosto de 2018
Estresse
3 de setembro de 2018

Saiba quais são as disfunções sexuais masculinas

Manter relações sexuais é fundamental para a saúde, e os benefícios vão muito além do prazer. Mas o que fazer quando acontece um bloqueio e o prazer torna-se um problema? Acredite, a disfunção sexual de homens e mulheres é mais comum do que se imagina. As causas são complexas, uma vez que a sexualidade humana é influenciada por questões culturais, religiosas, educação familiar, doenças físicas e mentais, entre outros fatores.

As Disfunções Sexuais Masculinas podem ser desencadeadas por causas orgânicas e, muitas vezes agravadas pela sua repercussão emocional. Acredita-se que uma disfunção nunca seja exclusivamente orgânica (ou física), pois dificilmente um problema sexual não levaria a repercussões psicológicas, que atuariam como fatores mantenedores ou agravantes do quadro.

Muitos homens sentem-se ainda muito retraídos na procura de ajuda médica relativamente a problemas de caráter sexual e reprodutivo que possam ter. Mas, quanto mais cedo assumirem que podem precisar de apoio e aconselhamento médico, mais qualidade de vida ganham. É importante partilhar para não sofrer. Muitas das disfunções são facilmente tratáveis.

As disfunções sexuais masculinas mais comuns são:

Desejo: Perturbação de desejo sexual hipoativo

Excitação: Disfunção erétil

Orgasmo: Disfunções Ejaculatórias

Inibição do orgasmo

As disfunções sexuais se classificam como: 

– primária: quando o problema se faz presente desde o início da vida sexual;
– secundária: quando ocorre o problema após um período mais ou menos normal de desempenho sexual. Pode surgir em qualquer idade

Entre as mais procuradas em consultório estão:

Ejaculação precoce

A ejaculação precoce é a disfunção sexual masculina mais frequente, com uma estimativa de acometimento de 20% a 30% dos homens em algum momento da vida.

– a ejaculação acontece com menos de 1 minuto de penetração;

– em alguns casos, o orgasmo é atingido antes mesmo de iniciar o ato sexual;

– o homem relata incapacidade de segurar a ejaculação.

As causas desse problema também estão intimamente relacionadas a fatores emocionais, embora também seja possível desenvolver um quadro de EP após algum trauma ou problema de saúde.

Disfunção erétil

A disfunção erétil é definida como a incapacidade persistente ou recorrente de obter e/ou manter uma ereção adequada até o termino da atividade sexual, podendo causar sofrimento ou dificuldades interpessoais.

Causas da Disfunção Erétil

Causas Psicológicas – Entre as causas psicológicas, pode estar incluída desde uma simples insegurança com relação ao desempenho sexual, ansiedades e até problemas psicológicos mais complexos.

Causas Físicas – Já entre as causas orgânicas mais comuns podem estar incluídas:

  • alterações hormonais,
  • tabagismo,
  • Diabetes,
  • Doenças cardiovasculares,
  • Hipertensão Arterial,
  • uso de medicamentos (anti-hipertensivos, remédios para diabetes, antidepressivos e remédios para ansiedade),
  • uso de drogas (Maconha, Cocaína, etc.),
  • alcoolismo e até algumas cirurgias.

Tratamentos

Para o homem que sofre com alguma disfunção sexual o ideal é procurar ajuda de um médico urologista para verificar se a causa é física, caso não seja, a terapia sexual faz-se necessária.

O objetivo primário da terapia sexual é ajudar o homem a desenvolver um relacionamento sexual mais satisfatório. Além disso, apresenta outros objetivos, como por exemplo auxiliar o cliente a descobrir o que é satisfatório e adequado na atividade sexual, diminuir a ansiedade que atrapalha o desempenho, estimular a confiança e a segurança (autoconhecimento e conhecimento do parceiro) e aumentar o seu repertório sexual. Para uma boa relação sexual o terapeuta também pode incentivar uma distribuição das responsabilidades, o emprego de fantasias e uma visão mais sensorial, lúdica e descomprometida.

Para tratamento com o uso de medicamentos somente um médico poderá prescrever.