Depressão infantil
18 de maio de 2018
Transtorno bipolar – como conseguir identificar?
8 de junho de 2018

TOC – Quais são os sintomas e como tratar?

Lavar as mãos várias vezes ou passar o tempo todo preocupado com a limpeza da casa pode não ser só preocupação com a higiene. Quando os hábitos, quaisquer que sejam, deixam de ser saudáveis e passam a ser obrigação, cuidado: pode ser transtorno obsessivo compulsivo (TOC), uma doença que requer tratamento.

Esse é o segundo distúrbio mais comum do mundo, atrás apenas da depressão. No Brasil, estima-se que 4,5 milhões de pessoas sofram com esse transtorno. Uma mania só não indica necessariamente que a pessoa sofra da doença. O que caracteriza o TOC são obsessões ou compulsões recorrentes, que consomem tempo e causam sofrimento à pessoa.

O que é o TOC?

O TOC é um transtorno mental caracterizado pela presença de obsessões, compulsões ou ambas. As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens indesejáveis e involuntários, que invadem a consciência causando acentuada ansiedade ou desconforto e obrigando o indivíduo a executar rituais ou compulsões que são atos físicos ou mentais realizados em resposta às obsessões, com a intenção de afastar ameaças (contaminação, a casa incendiar), prevenir possíveis falhas ou simplesmente aliviar um desconforto físico. No TOC os indivíduos procuram ainda evitar o contado com determinados lugares (por exemplo, banheiros públicos, hospitais, cemitérios), objetos que outras pessoas tocam (dinheiro, telefone público, maçanetas) ou até mesmo pessoas (mendigos, pessoas com algum ferimento) como forma de obter alívio dos seus medos e preocupações. São as evitações.

Sobre os sintomas do TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)

Como sintomas o TOC apresenta padrões repetitivos de comportamentos e pensamentos angustiantes, desagradáveis e extremamente difíceis de que se consiga bloqueá-los.

Os sintomas do TOC são caracterizados por:

  • desconfortos
  • medos
  • pensamentos sem sentido
  • repetição de atitudes
  • mal-estar
  • elevada ansiedade

Para alivio do presente desconforto, o paciente pode tornar-se escravo de determinados rituais, como por exemplo:

  • limpeza
  • verificação
  • contagem
  • repetição
  • contaminação
  • agressão
  • religião
  • coleções

Causas do TOC:

Provavelmente é uma combinação de disfunção de neurotransmissores mais fatores de personalidade mais situações de stress.

TOC não é causado por “falhas de educação” nem problemas de relacionamento entre os membros da família. Ou seja, os pais não causam TOC.

Pode existir uma predisposição familiar (famílias com mais casos que outras), o que não quer dizer que seja hereditário nem que todos os familiares terão a doença.

Tratamentos

O tratamento envolve duas linhas de ação: a medicamentosa — acompanhada exclusivamente por psiquiatras — e a psicoterapia. O tratamento do TOC é feito com alguns antidepressivos, os inibidores seletivos da recaptura de cerotonina. Esses remédios também são utilizados no tratamento da ansiedade, visto a proximidade que ela possui com o transtorno. A diferença, porém, é que o ansioso preocupa-se de forma exagerada com assuntos cotidianos, enquanto o obsessivo-compulsivo possui pensamentos dos quais não consegue livrar-se a menos que realize os rituais.

A pesquisa clínica e animal patrocinado pelo NIMH e outras organizações científicas forneceu informações que levam a ambos os tratamentos farmacológicos e comportamentais que podem beneficiar a pessoa com TOC. Um paciente pode se beneficiar significativamente com terapia comportamental, outro irá se beneficiar de farmacoterapia. E outros podem se beneficiar melhor com ambos. Outros podem começar com a medicação para ganhar controle sobre seus sintomas e, em seguida, continuar com a terapia comportamental. Qual terapia para uso deve ser decidido pelo paciente individual em consulta com o seu terapeuta.