TOC – Quais são os sintomas e como tratar?
8 de junho de 2018
Transtorno de ansiedade de separação da infância
2 de julho de 2018

Transtorno bipolar – como conseguir identificar?

Mau-humor excessivo ou alegria ao extremo? O transtorno bipolar é um tipo de doença de humor que afeta muitas pessoas pelo mundo. Manifesta-se normalmente com períodos de humor elevado, conhecido como mania, em alternância com períodos de depressão. Conviver com alguém que sofre com transtorno bipolar requer cuidados especiais e um tratamento diferenciado.

O transtorno bipolar é uma das doenças mentais mais difíceis de detetar, e costuma passar muito tempo até que sejam corretamente diagnosticado. Os sintomas são muito diversos, sendo muitas vezes confundidos com o caráter da pessoa, e o que pode ser tomado como um início de bipolaridade podem ser por vezes também sintomas de um início de depressão.

Segundo um estudo publicado pela Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente (AACAP), crianças pré-adolescentes com Transtorno Bipolar apresentam uma maior dificuldade de atenção, concentração, memória e aprendizagem. Isso mostra que os indivíduos que não são diagnosticados na infância apresentarão problemas de oscilação de humor e prejuízos na capacidade de aprendizagem mais tarde durante a vida.

Quais os sintomas

Os sintomas característicos do transtorno bipolar são as variações drásticas de humor que podem incluir diversos sintomas, como os listados a seguir:

Agitação, euforia e irritabilidade Mau humor, tristeza, ansiedade e pessimismo
Falta de concentração Sentimento de culpa, inutilidade e desamparo
Crença irrealista em suas habilidades Perda de interesse por coisas que gostava
Comportamento diferente do usual Sensação de fadiga
Tendência para o abuso de drogas Dificuldade de concentração
Fala muito rápida Irritabilidade e agitação
Falta de sono Dormir demais ou falta de sono
Negação de que alguma coisa está errada Alterações no apetite e no peso
Desejo sexual aumentado Dores crônicas
Comportamento agressivo Pensamentos suicidas e de morte

A bipolaridade pode apresentar alguns tipos específicos de quadros clínicos:

– Transtorno Bipolar Tipo 1: a pessoa apresenta pelo menos um episódio maníaco e períodos de depressão profunda;

– Transtorno Bipolar Tipo 2: o paciente nunca apresentou episódios maníacos completos. Apresenta períodos de níveis elevados de energia e impulsividade que não são tão intensos como os da mania (hipomania), alternando com episódios de depressão;

-Ciclotimia: envolve oscilações de humor menos graves e as pessoas alternam entre hipomania e depressão leve;

As pessoas com Transtorno Bipolar II ou Ciclotimia podem ser diagnosticadas erroneamente como tendo apenas depressão.

Como dito anteriormente, o distúrbio possui duas fases: maníaca e depressiva. Os sintomas mais comuns de cada uma são parecidos entre os tipos do transtorno, mas no Tipo 1 são mais intensos do que no Tipo 2.

Tratamento para transtorno bipolar

O tratamento para transtorno bipolar mais indicado é feito com medicamentos e psicoterapia. Um diagnóstico feito por um terapeuta controla as mudanças bruscas de comportamento e alivia os sintomas.

A presença da família é muito importante para ter um bom conhecimento da doença e do tratamento. Assim, o paciente se sentirá mais seguro e a sensação de apoio e compreensão serão importantes no relacionamento familiar, aumentando a possibilidade de uma vida com qualidade e produtiva.

É importante lembrar que muitas pessoas não percebem que possuem transtorno bipolar, por isso se apresentar alguns dos sintomas com frequência, procure o médico para poder diagnosticar e solucionar o problema através de tratamentos.